Você está querendo começar a empreender, e revolucionar a sua vida financeira, mas ainda possui dívidas no seu nome? E deseja saber se isso realmente é um fator impeditivo para a abertura no CNPJ ou não? Saiba agora se negativado pode abrir MEI!
Posso abrir MEI com nome sujo?
Felizmente, a resposta para essa pergunta é sim! É possível se tornar MEI mesmo estando inadimplente. De acordo com a Lei Complementar n⁰ 123 de 14/12/2006, estar negativado não é uma das restrições para a abertura do CNPJ MEI. Portanto, fique tranquilo, pois você poderá se tornar um microempreendedor para poder quitar as suas dívidas sem problema algum!
Porém, você terá dificuldades para pedir liberação de crédito a partir do seu CNPJ, e também para solicitar empréstimos para o crescimento do seu negócio. Afinal, para conceder esses benefícios, as empresas realizam a análise de crédito. Dessa forma, o nome sujo poderá te atrapalhar nesse quesito.
É por isso que é tão importante correr atrás de quitar as suas dívidas o quanto antes. Pois uma boa saúde financeira pode te proporcionar diversos benefícios.
Condições para se tornar MEI
Agora que você já sabe que o nome sujo não é um fator impeditivo para a abertura do CNPJ, saiba agora quais são as verdadeiras condições:
- É necessário ser maior de 18 anos (ou emancipado)
- A atividade comercial deve estar prevista na lista do MEI
- Não poderá possuir outro sócio
- Não ser sócio ou titular formal de outra empresa
- Documentação em dia
Como quitar as minhas dívidas?
Como explicamos acima, o nome negativado pode ser um fator impeditivo para diversos benefícios. Pode ser que você não consiga empréstimos, ou, caso consiga, seja com juros muito altos. Além de não poder possuir um cartão de crédito para a conta bancária da sua empresa.
E isso pode atrapalhar bastante o crescimento do negócio, principalmente no início. Por isso, é importante correr atrás de quitar as suas dívidas!
A boa notícia é que o Serasa Limpa Nome proporciona descontos para a quitação de dívidas de até 90%, além de várias opções de parcelamento. Para que você possa ter um maior controle sobre a sua vida financeira.
Basta acessar o site do Serasa, consultar o seu CPF, e procurar pelas informações das suas dívidas. Logo, verifique todas as ofertas. Realize a negociação de uma forma que fique tranquilo para você.
Lembre-se de ter responsabilidade e não fechar a negociação com parcelamentos que não conseguirá pagar. Pois isso vai apenas atrair mais dívidas. Analise as suas opções com calma para tomar uma boa decisão.
Como abrir um CNPJ MEI?
Abrir um CNPJ MEI não é um processo nada burocrático. Basta estar com toda a sua documentação em dia, e acessar o Portal do Empreendedor. Logo, clique na opção “Quero ser MEI”, depois em “Formalize-se”, e preencha todo o formulário. Assim que o enviar, você já terá criado o seu CNPJ. Basta guardar todas as documentações da sua formalização, e começar o seu empreendimento!