Para realizar transferências via TED ou DOC para uma instituição diferente da de origem, é solicitado que o cliente informe o código do banco destinatário. Assim, a operação poderá ser concluída com sucesso. Saiba agora para que serve esse código e qual é o código do banco Itaú.
Código do Banco Itaú
O código do banco Itaú para transferências via TED ou DOC é 341. Deve ser preenchido quando a instituição de origem é diferente da destinatária. Ou seja, caso o cliente deseje realizar uma transferência do Santander para o Itaú (por exemplo), o preenchimento é necessário.
Caso seja uma transferência do banco Itaú para outro cliente do mesmo banco, não é necessário o código. Ele também não é necessário para transferências via Pix.
Como utilizar o código do Banco Itaú?
A plataforma de cada instituição para a realização de transferências pode mudar um pouco, mas o processo é o mesmo. Basta entrar na sua conta bancária pelo aplicativo do seu banco, realizando o seu login e senha. Ou comparecer a uma agência física (qual for a preferência do cliente).
Logo, selecione o método de transferências desejado (TED ou DOC). Preencha os dados bancários do destinatário e selecione o banco de destino (no caso, o Itaú). Verifique se o campo do código foi preenchido de forma automática, e caso não tenha sido, digite o código 341.
O que é o código dos bancos e para que serve?
O código dos bancos ou COMPE (Código do Sistema de Operações Monetárias e Compensações de Outros Papéis) possui como finalidade a identificação do banco de destino do valor transferido.
A informação é necessária pelo fato de existirem diversos bancos utilizados no país. Portanto, foi criado um código de identificação para certificar que a transferência será enviada ao banco certo e evitar erros.
Algumas vezes, durante a realização da transferência, o sistema pode preencher o código do banco de destino automaticamente após o cliente selecionar a instituição. Porém, é necessário verificar se este preenchimento automático ocorreu. Caso não tenha ocorrido, digite o código.
Quando o código não é preenchido, a operação não é concluída. E caso tenha sido preenchido incorretamente, o valor da transferência retorna a conta bancária do remetente. Dessa forma, é necessário ficar atento.
O código de identificação dos bancos possui apenas 3 dígitos, o que faz com que seja mínimo o risco de erros de digitação.
Dúvidas frequentes
Onde o código do banco fica?
O código de identificação (COMPE) de uma instituição está presente nos documentos emitidos pela mesma (boletos, por exemplo). O cliente também pode encontrar a informação acessando o aplicativo do banco.
Qual a diferença entre TED e DOC?
Ambos são métodos utilizados para a realização de transferências, que possuem a mesma finalidade. A diferença é que o DOC possui um limite de valores transferidos de R$4.999,99, enquanto o TED não conta com um teto máximo de valor para a realização de transferências. Além disso, o valor transferido pelo DOC chega na conta do destinatário apenas no próximo dia útil, enquanto pelo TED, chega no mesmo dia até as 17h.
Precisa do código do banco para transferências por Pix?
Não. O Pix é um método de transferências moderno e que possui a finalidade de diminuir a burocracia durante as operações. Por isso, a única informação necessária para uma transferência pelo método é a chave do Pix do destinatário, que pode ser o número de celular, e-mail, CPF, CNPJ ou chave aleatória.
O que é o código SWIFT dos bancos?
O SWIFT ou BIC, é um código de 8 a 11 caracteres, responsável por identificar a instituição bancária destinatária durante a realização de transferências internacionais. Dessa forma, todos os bancos que oferecem o serviço do envio ou recebimento de remessas internacionais possuem o código SWIFT.
Como saber o SWIFT do meu banco?
O código SWIFT pode ser encontrado no seu contrato bancário, extrato ou seção de transferências internacionais do seu banco. Você também pode entrar em contato com a instituição bancária em questão para solicitar a informação.