No ano de 2019, o governo aprovou a opção para todos que trabalham ou já trabalharam como CLT pudessem aderir ao Saque-Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Dessa forma, é permitida a retirada de parte do saldo depositado na conta todos os anos no mês do aniversário do colaborador. Descubra tudo que você precisa saber sobre a antecipação do FGTS.
O que é a antecipação do FGTS e como funciona?
A antecipação do FGTS significa a opção de receber o valor de algumas parcelas do saque-aniversário de forma antecipada. Basicamente, um empréstimo onde o trabalhador recebe diretamente um valor que demoraria mais para receber.
A quantidade de parcelas vai depender das regulações de cada instituição. O trabalhador pode receber o valor todo do FGTS. Dessa forma, o valor é descontado do saldo da conta do FGTS do indivíduo na data da parcela anual.
Portanto, a garantia de pagamento é o saldo da conta e fica bloqueado até o dia do pagamento completo da dívida.
Quem tem direito a antecipação do FGTS?
Existem alguns requisitos para a efetivação da antecipação do FGTS. O trabalhador deve ter mais de 18 anos de idade ou ser emancipado, ter saldo em conta no FGTS (conta ativa ou inativa), que esteja dentro dos valores mínimos. Além disso, deve estar com o CPF regular na Receita Federal.
É necessário que o trabalhador autorize a instituição financeira onde será contratada a antecipação do FGTS.
Como autorizar a antecipação?
Primeiramente é preciso optar pelo saque aniversário. Isto pode ser feito pelo celular utilizando o aplicativo FGTS para Android e iOS.
Depois é só autorizar a consulta às informações das suas contas do FGTS pelas instituições bancárias, também pelo aplicativo. Assim será possível dar início ao processo de antecipação.
Você pode optar pelos valores desejados e analisar os períodos disponíveis para a antecipação, sempre seguindo as regras da sua instituição.
Quanto tempo demora para cair na conta?
Uma dúvida muito comum dos trabalhadores que realizam a antecipação do FGTS, é o tempo que o valor demora para cair na conta bancária da instituição de preferência.
O prazo pode variar de instituição para instituição. O empréstimo costuma cair na conta em até 48 horas (2 dias úteis). Algumas instituições disponibilizam o valor em apenas alguns minutos, outras em algumas horas e outras no próximo dia útil.
Mas, de forma geral, ele não costuma demorar mais do que 48 horas. No momento da contratação, essa informação é liberada.
Caso o prazo tenha passado e o valor ainda não tenha caído ou se você tenha dúvidas sobre essa questão, entre em contato com a sua instituição financeira para solicitar tais informações.
Na maioria das instituições, você consegue acompanhar todo o processo da antecipação do FGTS pelo aplicativo. Portanto, dê uma olhada para verificar se possui alguma novidade.
Por que antecipar o saque é uma boa opção?
A maior vantagem da antecipação do FGTS é que ela não compromete o orçamento mensal. Afinal, o pagamento não é realizado em parcelas mensais, como a maioria dos empréstimos. E sim, como débito automático de forma anual.
Além de contar com um ótimo crédito para finalmente poder colocar os seus planos em ação como aquela viagem que você já vem planejando há muito tempo, uma reforma de casa ou dar um reforço nas suas finanças quando as coisas apertarem.
O empréstimo muitas vezes é realizado para trocar uma dívida mais cara por outra mais em conta, proporcionando uma sensação de alívio para o cliente.
A antecipação do saque-aniversário do FGTS é prática, rápida e segura.
Basta selecionar a sua instituição financeira de preferência para dar continuidade ao processo. É necessário que você primeiro autorize aquela instituição e você pode fazer isso pelo próprio pelo aplicativo do FGTS.
Dúvidas frequentes
Como funciona a antecipação do saque de aniversário?
A antecipação do saque aniversário FGTS funciona como um empréstimo que permite que o valor seja antecipado em até 5 parcelas. Os trabalhadores CLT possuem direito de sacar o valor contido todos os anos no mês de seu aniversário. O processo pode ser realizado pela instituição financeira de preferência.
Como é pago o empréstimo do FGTS?
O valor das parcelas é descontado diretamente do saldo da conta do FGTS do trabalhador no dia do seu vencimento. Dessa forma, a garantia de pagamento é o saldo da conta.
Quando antecipa o saque aniversário do FGTS fica bloqueado?
Sim. Após a realização da contratação da antecipação do saque aniversário do FGTS, o contratante oferece o seu saldo da conta como garantia do empréstimo. Dessa forma, o saldo fica bloqueado até que o empréstimo seja quitado. Por outro lado, o valor bloqueado é somente o valor necessário para a quitação do débito, sendo possível a movimentação do valor restante para outros fins previstos em lei.
E lembrando que a qualquer momento pode ser feito o pagamento antecipado do empréstimo pelo trabalhador.