Nos últimos dias, muitos usuários têm tido dúvidas sobre o FGTS. Um benefício que vem sendo esperado pelos trabalhadores todos os anos é o saque aniversário do FGTS. Mas muitas pessoas não sabem como retirar o valor, outras não sabem qual a data limite, ou até não conhecem esse direito.
Visando isso, nós decidimos te trazer esse artigo! Dessa forma, vamos explicar o que é o saque aniversário, como ele funciona e qual a data limite para essa ajuda. Nesse sentido, você poderá seguir o passo a passo.
O que é saque-aniversário?
Criado em julho de 2019, o saque aniversário é uma lei recente. Essa ajuda permite aos trabalhadores realizar uma retirada de valor das suas contas de fundo de garantia anual. É importante lembrar que sua conta pode estar ativa ou não.
Assim, esse benefício não é obrigatório, ou seja, apenas as pessoas com o conhecimento dele e que querem usufruir dele recebem os valores. Mas é preciso solicitar a adesão para receber o valor anual como presente de aniversário do FGTS.
Como eu posso ganhar esse presente?
Para aderir ao saque aniversário, você precisa se cadastrar no aplicativo oficial do FGTS, disponível para Android e IOS. Ou você pode solicitar o benefício no próprio site da Caixa Econômica Federal e nas agências físicas do seu banco.
Depois disso, você terá o direito a receber um percentual do saldo da conta do FGTS todos os anos. Para ficar de fácil entendimento, quanto menor o valor salarial do trabalhador mais ele ganhará no saque aniversário.
Dessa forma, imagine que um trabalhador tem na sua conta de FGTS o saldo de 2 mil reais. Nesse sentido, ao aderir o saque aniversário, ele pode sacar 30% do valor e terá direito a uma parcela adicional de 150 reais.
Ou seja, ele poderá sacar 600 e mais o adicional de 150, resultando no valor de 750 reais. O que é um bom presente de aniversário, onde você pode comprar coisas de seu interesse, ou até guardar o dinheiro em outra conta.
Quando os trabalhadores podem sacar o saque aniversário 2022?
O valor do seu saque aniversário fica disponível a partir do primeiro dia útil do mês do aniversário do trabalhador. E, por consequência, ele pode ser retirado até o último dia útil do segundo mês.
Por exemplo, se você nasceu em junho, você deve realizar o pedido do saque-aniversário até o último dia útil de junho. Mas poderá retirar o valor da sua conta do FGTS durante o mês de junho, julho e agosto.
Assim, a partir de setembro, o saldo não estará mais disponível e será retornado para a conta do FGTS. E você só poderá realizar outra solicitação no ano seguinte, no mês do seu aniversário.
Por fim, você pode conferir em algumas matérias publicadas nos principais portais, lá você terá um calendário completo de pagamentos para esse ano. Dessa forma, você só precisa pesquisar para confirmar, verificar o mês e conferir a data limite para o saque.