Aposentados e pensionistas do INSS podem recuperar dinheiro que foi cobrado de forma indevida por meio de empréstimos consignados. Isso mesmo, um dinheiro esquecido por muitos anos agora pode ser recuperado. Sendo assim, saiba todos os detalhes e como recuperar este valor.
Sabemos que diversas pessoas já perderam grandes quantidades de dinheiro, não é mesmo? Seja por conta de contas que foram fechadas e o valor foi esquecido. Ou até mesmo por valores cobrados de forma indevida em crédito consignado e muito mais.
No entanto, a sociedade nunca imaginou que poderia recuperar este dinheiro novamente. Mas o Banco Central resolveu disponibilizar estes valores para os cidadãos. Afinal, quem não precisa de dinheiro em um momento de crise?
Agora os aposentados e pensionistas também podem receber estes valores que foram esquecidos por conta de empréstimos consignados. Veja a seguir como será possível recuperar.
Aposentados e pensionistas podem receber valores esquecidos?
Sim, agora os aposentados e pensionistas também podem receber valores esquecidos. Estes estão totalmente ligados a valores que foram cobrados de forma indevida para estas pessoas por meio do empréstimo consignado.
Como deve ser feito o processo para receber os valores esquecidos de aposentados?
Aposentados e pensionistas do INSS, para receber os valores esquecidos, devem entrar no site de valores a receber.
Este foi criado por meio do Banco Central. Neste site, você pode fazer a consulta, caso você tenha algum valor disponível para ser sacado ou transferido, você faz o agendamento.
Quanto tempo o dinheiro esquecido pode ser sacado pelo aposentado ou pensionista?
Após disponível no site para saque ou transferência, fica disponível durante até 60 dias. Ao passar este período e mesmo assim o aposentado não realizar o saque, o valor volta novamente para o INSS.
Você fez a portabilidade do crédito consignado para outro banco?
Quando falamos em valores a receber, diversas dúvidas passam a surgir. Principalmente para pessoas que fizeram a portabilidade do crédito consignado para outro banco.
Mas você não precisa se preocupar, pois mesmo que você tenha realizado o processo de portabilidade, se teve alguma cobrança indevida você irá receber o valor de volta.
Como saber se tenho valores para receber?
Mesmo que você não seja aposentado ou pensionista, você pode verificar se possui algum valor para receber. Afinal, este site está disponível para qualquer pessoa, seja ela física ou jurídica.
Para fazer a sua consulta, basta entrar no site disponibilizado pelo Banco Central de valores a receber. Em seguida, você deve informar alguns dados pessoais, como nome completo, data de nascimento e CPF ou CNPJ.
Caso você tenha valores disponíveis, o site vai informar uma data para você. Assim que chegar na data mencionada no site no dia da consulta, você deve entrar novamente no sistema. Os próximos passos para sacar o valor serão informados pelo site.