A sua conta no Itaú foi bloqueada e você não sabe o motivo? Acompanhe a leitura para conhecer as principais causas para esse bloqueio e quais são as opções disponíveis para que o cliente possa realizar o desbloqueio.
Ao contrário do cancelamento da conta, que deve ser notificado com 30 dias de antecedência, o bloqueio da conta pode acontecer a qualquer momento e sem aviso prévio. Mas não se preocupe! A instituição deve deixar claro para o cliente o motivo dessa ação, e existem formas de resolver.
Diversas contas do Itaú vem sendo bloqueadas, e geralmente com o aviso “Fale com o seu gerente. Mencione o código 408”. A instituição recebeu diversas reclamações sobre esse bloqueio sem respostas esclarecedoras.
O que significa o bloqueio da conta Itaú código 408?
O código 408 do Itaú resulta no bloqueio da conta quando o cliente realiza transações suspeitas. Ou seja, quando há suspeita de fraudes ou corrupção. Quando não fica claro para a instituição a origem daquele valor movimentado.
Isso ocorre quando a transferência enviada ou recebida não está de acordo com o comportamento comum do cliente. Ou seja, quando o valor é alto demais comparado às movimentações comuns na conta do titular, entre outros.
Portanto, movimentações altas demais, incomuns e sem justificativas podem resultar no bloqueio da conta através do código 408. E esse bloqueio também pode ser realizado quando o cliente envia algum valor para uma conta suspeita de fraude ou lavagem de dinheiro.
É por isso que é importante manter os dados de renda da conta atualizados e informar ao seu gerente sempre que for enviar ou receber uma quantia incomum, que foge do seu comportamento. Por exemplo, quando for receber pela venda de um veículo ou imóvel.
Como resolver o problema?
A melhor opção é falar com o seu gerente ou se dirigir a uma agência física do Itaú. Os atendentes te ajudarão a identificar o motivo do bloqueio e te orientarão sobre como realizar o desbloqueio.
É essencial que, caso o bloqueio tenha sido realizado por causa de uma transferência incomum, o cliente justifique os motivos da operação. Caso possua documentos que comprovem o motivo, leve para a agência junto com você.
Dúvidas frequentes
Por que minha conta do Itaú foi bloqueada?
O bloqueio da conta corrente do Itaú pelo código 408 é realizado após alguma transação suspeita ou incompatível com a movimentação comum do correntista. Isso ocorre quando a instituição não está ciente dos motivos por trás daquela transação.
O que fazer quando a conta Itaú está bloqueada?
Fale com o seu gerente ou compareça a uma agência do Itaú. Os atendentes te ajudarão a descobrir o motivo do bloqueio e te orientarão sobre o que poderá ser feito para resolver o problema. É fundamental que o cliente justifique os motivos das suas transações bancárias na instituição.
O que seria o bloqueio 408?
O Itaú realiza o bloqueio da conta corrente do cliente através do código 408 quando o cliente efetua uma ação que o sistema julga atípica. Ou seja, que foge do seu comportamento correntista normal. Transações muito altas podem resultar nesse problema, quando não justificadas.
Qual o número do WhatsApp do banco Itaú?
O número disponibilizado pelo banco Itaú para o atendimento através do WhatsApp é (11) 4004-4828. Você pode solicitar informações, fazer elogios, sugestões ou reclamações. Basta mandar uma mensagem e aguardar pelo início do seu atendimento.