Renegociação de dívidas bancárias, atualmente é muito comum encontrar pessoas inadimplentes que buscam renegociação. Mas sabemos que diversos consumidores não sabem como fazer. Desse modo, separamos os principais detalhes de como você pode renegociar suas dívidas.
A dívida é um fator que tira o sono de muitos consumidores, principalmente dos mais honestos. Sem contar que quanto mais passa o tempo, se torna impossível de pagar, afinal os juros ficam cada vez mais altos.
Além disso, pagar as dívidas é o sonho de todo consumidor. No entanto, sabemos que a realidade de diversos brasileiros é totalmente diferente do que imaginamos. Sendo assim, a negociação para você que possui diversas dívidas, mas deseja pagar é uma ótima opção.
Desse modo, separamos todas as informações de como você pode fazer a renegociação de dívidas bancárias e entre outras contas que estão inadimplentes.
Estou devendo para o banco e não tenho como pagar?
Dever para o banco e qualquer instituição você pode perder algum bens, caso este esteja penhorado com a dívida. Além disso, se você não tem como pagar, uma ótima opção é fazer a renegociação do valor.
Em caso de renegociação, você pode pagar as dívidas com um valor muito mais baixo e melhor, com juros acessíveis. O mais importante é ir até a instituição e tentar conversar com alguém responsável por renegociações de dívidas bancárias.
Quantos anos prescreve uma dívida no banco?
De acordo com o Código Civil, qualquer dívida prescreve em até 10 anos. Desse modo, a dívida deixa de existir e o credor não pode efetuar mais nenhum tipo de cobrança para o consumidor. Para que a dívida seja prescrita, o cobrador não pode realizar a cobrança durante este período.
Neste caso, a lei identifica que não houve interesse por parte da instituição em cobrar este valor. Desse modo, a dívida pode caducar.
Além disso, segundo a legislação brasileira, um cidadão não pode ficar com o seu “nome sujo” por mais de 5 anos.
Então, mesmo que o cliente não tenha realizado a quitação da dívida. Após este período a empresa deve retirar o nome do consumidor da lista de negativados e do banco de dados das instituições de proteção ao crédito.
Renegociação com dívidas bancárias: Como fazer um acordo com o banco?
Renegociação de dívidas bancárias e com outras instituições é a principal saída para quem deseja realizar o pagamento destes valores. De modo geral as instituições costumam facilitar estas negociações. Afinal, estas são as principais interessadas em receber o valor.
Desse modo, você deve levar em conta que você terá um orçamento comprometido para realizar o pagamento desta dívida. Então, deve ser uma negociação que ofereça vantagens tanto para você, quanto para o banco ou a instituição que você está tentando negociar.
Sendo assim, ao tentar negociar, você deve:
- Saber qual é o valor da sua dívida;
- Entender o seu orçamento;
- Fazer um planejamento financeiro;
- Procure o credor para negociar;
- Ofereça soluções durante a negociação;
- Não fique intimidado;
- Seja realista com o seu orçamento;
- Cuidado com novas dívidas.
Sabemos que renegociar é algo importante. Porém, você deve estar atento para não entrar em outras dívidas posteriormente.