Os empréstimos são um tipo de crédito bastante vantajoso para quem quer fazer aquela viagem tão sonhada, quitar as suas dívidas, investir no seu negócio ou até mesmo aproveitar oportunidades únicas de investimentos. Mas, infelizmente, boa parte dos brasileiros tem suas solicitações de empréstimo negadas.
E isso pode ocorrer por diversos motivos. A faixa etária, por exemplo, pode influenciar. Para os clientes jovens, o pouco histórico de crédito pode ser uma complicação. Para os mais velhos, geralmente são os fatores como a inadimplência, divergência de documentos, ausência de conta em banco, etc.
As instituições credoras sempre realizam uma análise do perfil financeiro do cliente, consultando o seu CPF no Serasa e SCPC Boa Vista. E a forma mais comum de avaliar o comportamento financeiro de um cliente é verificando o seu score do Serasa e a possível existência de dívidas em seu nome.
O score é uma pontuação que vai de 0 a 1000. E ela é responsável por indicar quais as chances de um determinado perfil pagar as contas em dia nos próximos meses, levando em conta o seu histórico financeiro.
Saiba agora o que fazer para aumentar o seu score e as suas chances de conseguir um empréstimo:
1. Renegocie as suas dívidas
A inadimplência é um dos maiores motivos para a reprovação de solicitações de empréstimos. Afinal, quando o cliente possui nome sujo, passa uma certa desconfiança para a instituição que está emprestando. Não há como saber se ele realmente irá pagar as parcelas do empréstimo em dia.
Por isso, caso você possua dívidas, uma ótima opção é realizar uma renegociação. Realize um plano de parcelamentos que caiba no seu bolso e que você consiga pagar com calma, sem atrasos.
A boa notícia é que a partir do primeiro pagamento, o cliente já sai das listas de restrição de crédito, permitindo que novos empréstimos sejam aprovados!
Uma boa dica é entrar na sua conta do Serasa e clicar em “negociar dívida”. Você encontrará diversos descontos disponíveis para que você realize a negociação. Logo, os juros irão parar de correr e o seu nome sairá da lista de inadimplentes.
2. Comprove a sua renda
Para que os bancos e instituições credoras fiquem mais seguros em te proporcionar crédito, você deve comprovar a sua renda para provar que terá como pagar pelas parcelas em dia. É por isso que os trabalhadores de carteira assinada, funcionários públicos, pensionistas e aposentados possuem maior facilidade de ter o empréstimo aprovado.
Basta apenas enviar o holerite de recebimento do salário mensal. Já os autônomos podem ter mais dificuldade em conseguir crédito, pois não costumam possuir uma renda mensal fixa e na maioria das vezes não tem como comprovar a renda.
A dica é formalizar o seu negócio e vincular a uma conta bancária, para que a instituição possa conhecer melhor os seus ganhos e comportamento financeiro, e assim, proporcionar melhores ofertas de crédito.
3. Tenha os dados cadastrais sempre atualizados
As instituições financeiras costumam consultar o banco de dados do cliente antes de conceder crédito. Às vezes, o empréstimo pode ser negado por coisas pequenas, como um endereço informado que está diferente do que consta nos dados cadastrais.
Portanto, verifique todas as suas informações cadastrais novamente, para verificar se alguma precisa ser atualizada. Além disso, verifique também se não possuem erros de digitação em algum dos dados.
4. Tenha uma conta num banco
Caso o crédito seja aprovado, é necessário que você possua uma conta bancária para que o dinheiro possa ser depositado. A dica é abrir uma conta em bancos digitais que não possuem taxas de abertura e nem anuidade.
Tente também estar sempre utilizando os produtos financeiros do sistema bancário, pois assim as instituições podem conhecer melhor o seu comportamento financeiro.
Dúvidas frequentes
O que colocar no motivo do empréstimo?
Existem várias razões para as solicitações de empréstimos. Emergências hospitalares, reforma de casa, viagens, investimento na educação, gastos inesperados, pagar débitos mais altos, investimentos, etc. Você pode inserir o motivo que mais se encaixa no seu caso na sua solicitação de empréstimo.
Como se faz um empréstimo no banco?
Para solicitar um empréstimo bancário, você deve ter mais de 18 anos e possuir documentos pessoais válidos (CPF, RG). Logo, basta apenas entrar no site ou aplicativo do seu banco ou até uma agência física se preferir ou via correspondente bancário e realizar uma simulação. Caso aprove as condições, confirme a sua solicitação de empréstimo e aguarde pela aprovação ou reprovação.
Qual a pontuação de um bom score?
Um score no Serasa considerado bom é a partir de 500 pontos. De 0 a 300 está baixo, de 300 a 500 está regular, de 500 a 700 bom, e de 700 a 1000, muito bom. Dessa forma, quando você alcança 500 pontos, já pode considerar que possui um score positivo.
O que faz aumentar o score?
Para conquistar uma pontuação alta de score, você deve quitar todas as suas dívidas, pagar as contas em dia e estar sempre atualizando os seus dados cadastrais na instituição bancária e também no Serasa.